Cofercan incentivando a cultura
A vida durante e após a pandemia: livro Daqui Pra Frente é lançado em live
Com uma narrativa breve e concisa, por meio de contos, trinta escritoras e escritores gaúchos registraram o marco histórico que impactou o mundo todo, a covid-19.
O livro consiste na publicação, em formato físico e digital, que reúne contos de trinta escritoras e escritores gaúchos em uma antologia que traz uma mensagem positiva de um cenário pós pandemia em uma narrativa ficcional. O projeto de grande valor literário atende aos objetivos de incentivar a leitura entre os jovens do nono ano e Ensino Médio, promover a valorização de escritoras e escritores gaúchos e de instigar discussões sobre um cenário futuro pós-pandemia. O livro, que levou 18 meses para ser concluído, está alinhado aos princípios do Plano Estadual de Cultura, que são:
VI - a cultura como elemento de desenvolvimento social e econômico; e
XV - o desenvolvimento da esfera crítica na cultura.
Será distribuído gratuitamente, em especial para escolas e bibliotecas da região Metropolitana de Porto Alegre e Vale do Rio do Sinos/RS.
O lançamento foi realizado em um formato híbrido no dia 5 de abril (quarta-feira), por meio de 16 bate-papos com escritores do livro nas escolas de Canoas, em parceria com a Secretaria de Educação do Município, com o organizador do livro, escritor Henrique Schneider. Contou ainda com cerca de 80 escolas de diversos municípios, juntamente com os escritores, mais a Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Educação do município de canoas, a Fundação Arcelor Mittal e a Cofercan, estarão ao vivo no canal do YouTube (@daquiprafrenteprojeto), para oficialmente lançar o livro. No site o público tem acesso à edição online e os professores podem baixar o conteúdo pedagógico para contribuir com a formação dos alunos.
A organização e curadoria do livro é do escritor Henrique Schneider, “Quando me envolvo num projeto com bons resultados literários, tenho sempre grande satisfação. Quando o bom resultado vai além da própria literatura, a satisfação é maior. E quando se tem a chance de levar literatura de alta qualidade às escolas e também apontar a necessidade de um olhar cuidadosamente positivo ao mundo pós-pandemia, ai é maior ainda. É o caso do “Daqui pra frente”, projeto que me encantou – e certamente encantará a quem ler o livro.” O projeto Daqui pra Frente foi viabilizado através do financiamento do Pró-Cultura/RS, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e com patrocínio da Arcelor Mittal e copatrocínio da Cofercan. A realização é da produtora Simples Assim.
Serviço:
Site: https://daquiprafrente.art.br
Youtube: @daquiprafrenteprojeto
Instagram: @livrodaquiprafrente
Facebook: @LivroDaquiPraFrente
Autoria: Altair Martins, Amilcar Bettega, Andréia Schefer, Atena Beauvoir Roveda, Caio Riter, Christian David, Cintia Moscovich, Dani Langer, Dilan Camargo, Emir Rossoni, Gustavo Melo Czekster, Helena Terra, Henrique Schneider, Jane Tutikian, Jari da Rocha, Jéferson Assumção, Julia Dantas, Laís Chaffe, Luís Dill, Luisa Geisler, Luiz Paulo Faccioli, Marlon Pires Ramos, Marô Barbieri, Milene Barazzetti, Rafa Rafuagi, Renata Wolff, Rodrigo Rosp, Simone Saueressig, Taiasmin Ohnmacht e Valesca de Assis.
Organização e Curadoria: Henrique Schneider
Planejamento Cultural e Edição: Simples Assim (Camila Borniger e Daniel Henz)
Assistência de Edição: Mônica Neis Fetzner e Tristan Jardim
Revisão de Textos: Ananda Feix e Mônica Neis Fetzner
Coordenação de Projeto Gráfico e Diagramação: Paula da Luz (CM3com)
Coordenação de Livro Digital e Audiobook: Felipe Cogo
Site: Rodrigo Valente Nunes (Index)